Quem tem hérnia de disco lombar pode fazer caminhada?

Muitos pacientes têm dúvidas sobre se quem tem hérnia de disco lombar pode fazer caminhada ou outro exercício físico. O medo de piorar a lesão acaba afastando a pessoa de uma atividade física prazerosa e benéfica para a saúde.

Sim, pessoas com hérnia de disco lombar podem e devem fazer caminhadas ou outras atividades físicas, principalmente quando não estão com dores. Aliás, isso é essencial para fortalecer a musculatura lombar e estabilizar a região.

Continue conosco neste texto que vamos falar mais sobre a hérnia de disco e trazer dicas de outros exercícios.

 

Qual a importância de caminhar para hérnia de disco lombar?


Bom, já que respondemos à pergunta básica de quem tem hérnia de disco pode fazer caminhada, vamos entender a importância deste e outros exercícios. A atividade física traz benefícios para o tratamento e a recuperação, inclusive, evitando uma cirurgia.

Como dissemos, a caminhada e os exercícios físicos fortalecem a musculatura na região lombar, assim, diminuindo a sobrecarga na coluna e na hérnia de disco. Dessa maneira, haverá uma estabilização maior da coluna.

Claro que é fundamental conversar com o seu médico para avaliar qual é o melhor exercício para inserir em sua rotina. Na maioria dos casos, exercícios de pouco impacto e sem muita carga são mais indicados para quem está começando.

Para quem sofre com hérnia de disco é essencial respeitar duas regras: a maneira e a intensidade dos treinos. Vale lembrar que a postura inadequada e o excesso de peso podem danificar o disco intervertebral e piorar a situação.

Então, a caminhada se torna uma ótima opção por ser de baixo impacto e contribui para a melhora dos sintomas da dor e dormência nas pernas. Use tênis apropriados para amenizar ainda mais o impacto e tenha um programa supervisionado.

 

Quem tem hérnia de disco lombar pode fazer caminhada e quais outros exercícios?
 

Além da caminhada, quem tem hérnia de disco pode fazer vários outros exercícios. Com autorização do médico e supervisão de um profissional da saúde, é possível fortalecer a lombar com atividades que contribuem para nossa saúde no geral. Alguns exemplos são:

- alongamentos;
- pilates;
- natação;
- ciclismo;
- hidroginástica;
- yoga;


Entretanto, alguns outros exercícios e esportes devem ser evitados por trazerem riscos de piorar a hérnia de disco. Em especial, são as atividades que geram um maior impacto sobre a coluna, movimentos bruscos e fogem do controle do praticante. Dentre alguns, podemos citar:

- vôlei;
- futebol;
- basquete;
- lutas;
- tênis.


Algumas atividades físicas, como musculação, pular corda e o crossfit devem ser bem avaliados por também trazerem riscos. Se uma pessoa com hérnia de disco, por exemplo, for levantar um peso do chão com a postura errada e um excesso de peso, em uma academia ou na aula de crossfit, irá gerar uma lesão no disco.

 

Qual é o tratamento para a hérnia de disco?


Alguns exercícios físicos focados na região lombar e das costas como todo tonificam os músculos e dão um equilíbrio para a coluna. Tanto é que atividades físicas fazem parte do tratamento da hérnia de disco lombar. Outras terapias são:

- medicamentos;
- fisioterapia;
- hidroterapia;
- infiltrações;
- cirurgia.


Hérnia de disco tem tratamento!
 

Quem tem hérnia de disco lombar pode fazer caminhada e qualquer outro exercício de baixo impacto. Mas antes de qualquer atividade, procure a orientação do seu médico e de um profissional de educação física. O paciente com hérnia pode fazer os treinos na academia ou até mesmo em casa.

Aliás, se você quer conferir dicas de treinos físicos para fazer em casa e fortalecer as costas, veja este texto que traz sete exercícios para fazer no conforto de casa.