Doenças de Coluna

Cifose

A coluna vertebral é composta de estruturas (vértebras, discos, musculatura, ligamentos) dispostas de modo complexo, com a finalidade suporte de peso e proteção. Durante a evolução do homem, as mudanças posturais adquiridas foram sendo "repassadas" ao formato da coluna, adquirindo essa um formato que permite a mecânica envolvida nas nossas atividades diárias. Na medida que começamos a andar a coluna adquire o formato habitual do adulto, com 4 curvaturas  no plano sagital (visto de lado) e um alinhamento sem curvatura no plano frontal (visto de frente). O alinhamento lateral apresenta 2 curvas em cifose e 2 em lordose.

Cifose é um termo utilizado para descrever as curvas com a concavidade para para a parte anterior do corpo. Alguns graus cifose são normais (entre 20-50 graus na coluna torácica por exemplo) porém graus acentuados (hipercifose) são considerados patológicos e podem cursar com sintomas diversos. A curvatura cifótica grave pode afetar os pulmões, nervos e órgãos, causando dor e desequilíbrio para andar, com excesso de esforço realizado pela musculatura dorsal e consequentemente dor crônica. Existem vários tipos de cifose, e a condição pode ser encontrada em crianças, adolescentes e adultos, sendo apresentada geralmente como uma "corcunda" na região da coluna torácica.

Cifose postural: Ocorre por vicios e hábitos posturais inadequados, geralmente associados a excesso de peso ou mamas volumosas, sedentarismo e carregamento de peso. Normalmente essa cifose é leve e flexível, as radiografias não apresentam alterações nos ossos e cursa com sintomas mais brandos. O tratamento de escolha o conservador, com fisioterapia, exercícios para a coluna e reabilitação funcional para alívio dos sintomas e recuperação. Apresenta um curso natural benigno, e poucas vezes causam sintomas mais severos.

Cifoses secundárias: Algumas doenças como tumores, fraturas, instabilidades ligamentares, lesões pos operatórias e doenças neuromusculares podem levar a formação de cifose, podendo ser acentuadas e limitantes. Deve-se tratar a doença de base e em casos mais severos a deformidade da coluna deve ser corrigida cirurgicamente.

Cifose de scheuermann: Caracterizada por uma angulação mais aguda da coluna e mais grave. Afeta principalmente meninos e tem início de sintomas na adolescência. Geralmente não cursa com dor, sendo a deformidade o principal sintoma. Afeta as pernas e braços, com encurtamento da musculatura posterior da coxa e peitoral respectivamente. As vértebras apresentam "encunhamentos" característicos, que diminuem a altura do corpo vertebral e propiciam uma deformidade mais acentuada. Podem ser encontrados nódulos de schmolr e escoliose (leve) associados.

A observação e a reabilitação (como fortalecimento, escolas de coluna, fisioterapia, exercícios para a coluna) é o tratamento de escolha nos casos leves. Os coletes são utilizados nos casos de cifose moderada, sendo a identificação precoce (ainda na pré-adolescência) fundamental para o tratamento, pois assim que o crescimento termina o colete perde a eficácia. O tempo de uso do colete também importa, recomendando-se o período mínimo de 20 horas por dia, sendo removido durante a higiene e para períodos de atividade física, dando preferência para atividades aeróbicas, de flexibilidade e fortalecimento.

É importante salientar que o colete não tem como finalidade a correção da cifose  (corrigir o desvio e deixar a coluna "reta"), ele irá apenas estabilizar a curvatura para evitar que ela piore durante o crescimento. Isso é de fundamental importância, uma vez que sabe-se que ao atingir 50 graus o risco de piora da curva aumenta, ao atingir a marca de 70 graus o colete não terá mais serventia, e aos 100 graus a função pulmonar passa a ser afetada.

Quando o desvio piora rapidamente, ou é maior de 70 graus, a cirurgia pode ser indicada, porém o tratamento cirurgico da cifose deve ser discutido com o medico de confiança, devendo ser avaliados caso a caso, com uma análise complexa e não apenas avaliado o valor absoluto da deformidade.

A cirurgia consiste nas osteotomias (cortes nos ossos), liberações complexas musculares e ligamentares, colocação de enxerto ósseo e estabilização da coluna com artrodese, permitindo a correção da curvatura e fixação da mesma. Várias técnicas podem ser utilizadas e diversos mecanismos de fixação existem, devendo ser discutidas com o médico no momento da indicação, bem como os benefícios e riscos cirúrgicos do procedimento escolhido.

Os objetivos do tratamento da cifose são impedir o agravamento da doença, reduzir a deformidade (o quanto for possível) e restabelecer o alinhamento e o equilíbrio da coluna. Os resultados são individualizados caso a caso, podendo variar a resposta individualmente (dor, capacidade de retorno as atividades habituais, possibilidade de recidiva da cifose ou surgimento nova deformidade).