Doenças de Coluna

Dor Lombar em Gestantes

Dor Lombar em Gestantes

Gestante com Dores
 

Mais de 2/3 das gestantes apresentam dor lombar durante a gravidez em algum período, e aproximadamente 1/5 apresentam dor pélvica. As duas condições clínicas podem apresentar-se simultaneamente ou não, geralmente aumentando a sua incidência e intensidade no decorrer da gravidez, com sintomas piores no terceiro trimestre. Tais condições interferem diretamente na qualidade de vida, trabalho, lazer, sono e atividades diárias das mulheres.

 

As dores podem ocorrer devido as alterações naturais durante o periodo de gestação, mesmo que não ocorram acidentes ou causas externas. As modificações hormonais podem levar a frouxidão ligamentar e muscular dorsal, além das modificações no peso corporal, equilíbrio e fraqueza da parede abdominal e assoalho pélvico (provocadas pelo aumento do útero e desenvolvimento do bebê). Essa combinação de fatores desencadeiam modificações posturais que sobrecarregam a coluna e podem causa dor. É importante salientar que as dores habituais da gravidez não colocam em risco a gestação e costumam aliviar após o período de puerpério.

 

Como tratamentar a dor na coluna durante a gravidez:

 

  • Realizar exercícios para a coluna em piscina, pilates, yoga, bem como atividades em solo habituais (caminhada, bicicleta ergométrica, academia), apresentam resuldados semelhantes na melhora da dor lombar na gestação e melhora na qualidade de vida.
  • Usar suportes, cintas ou órteses para reduzir o peso abdominal e assim reduzir as dores.
  • Adquirir bons habitos posturais, coordenação do equilíbrio e alongamentos que podem ser trabalhados com auxílio de profissionais específicos como fisioterapeutas e educadores físicos.
  • Mudanças no ambiente de trabalho auxiliam no tratamento e prevenção, com cadeiras adequadas, carregamento de peso compatível e cuidados posturais evitando agachamentos, deambulação prolongada e sedentarismo.
  • O bom controle do ganho de peso também é fundamental na prevenção da dor lombar, bem como uso de sapatos adequados com solado macio e saltos limitados (evitar rasteirinhas e saltos acima de 3 cm).
  • Calor local realizado com bolsa térmica, compressas de água morna ou semelhantes podem auxiliar na dor, bem como o uso de analgésicos adequados para o período gestacional e (sempre sob indicação médica).
Imagem Ilustrativa Gestante usando Cinta para aliviar dor
Gestante usando Cinta para aliviar dor

 

 Sendo a gestação um período singular na vida da mulher e do bebê, muito cuidado deve ser tomado na avaliação da dor lombar em grávidas e principalmente nas medidas de tratamento. Algumas doenças mais graves podem acometer a mulher gestante e apresentarem sintomas  semelhantes a dor lombar simples. Os diagnósticos diferenciais mais importantes são as infecções (vias urinárias, útero), o trabalho de parto e as contrações (que podem ser sentidas na coluna lombar como dor) e outras doenças da própria coluna vertebral (hérnia de disco , escoliose, e espondilolistese).

 

Toda  gestante com dor deve ser avaliada por médico especialista para que sejam  descartadas as causas mais severas e seja realizado o diagnóstico correto, e assim iniciar o tratamento adequado para a situação. Toda  gestante deve ser liberada por médico ginecologista antes de iniciar atividades físicas, para que seja feita uma avaliação adequada de pré-natal e riscos quanto ao melhor exercício para cada situação, evitando sempre as atividades com risco de quedas e trauma abdominal.

 

Fontes:

A Ortopedia Bedran é cinco estrelas na Doctoralia

Veja o que andam comentando sobre nós
Ir para Doctoralia
Entre em Contato Com Facilidade. Preencha este pequeno formulário abaixo e a Clínica de Ortopedia Bedran irá entrar em contato com você.