Procedimentos

Cirurgia Convencional

Cada doença da coluna apresenta uma série de tratamentos possíveis como fisioterapia,  medidas de reabilitação, escola de coluna, medicações, exercícios para a coluna, e eventualmente alguns casos podem apresentar indicação de tratamento cirúrgico. A utilização de uma técnica realizada em determinado doente com uma doença pode não ser a mais indicada em outro paciente, mesmo que eles apresentem diagnósticos parecidos. Cada paciente apresenta a sua particularidade, com indicação ou contraindicação a determinado procedimento, sendo essa análise determinada pelo médico de acompanhamento do paciente através de uma análise completa e detalhada.

Dentro dessa diversidade de técnicas, existem as cirurgias minimamente invasivas, endoscópicasrizotomias, infiltrações, e as técnicas cirúrgicas convencionais. Com o surgimento dessas técnicas mais recentes para o tratamento cirúrgico das doenças da coluna, as técnicas mais tradicionais (amplamente utilizadas) são chamadas por alguns como técnicas convencionais. Deve-se salientar que essas técnicas contam com resultados satisfatórios, e que a modernização das cirurgias não basta para a obtenção de resultados positivos. Deve-se sim ter uma boa avaliação médica para a indicação cirúrgica adequada e consequente obtenção dos resultados melhores possíveis.

As técnicas convencionais apresentam acessos (cortes) maiores na pele, seguidos de separação da musculatura e afastamento das estruturas internas em risco para conseguir a visualização da coluna a ser operada. Esse procedimento leva consigo a lesão de algumas dessas estruturas, principalmente os músculos, e assim apresentam um sangramento maior, e podem necessitar um período maior de recuperação pós cirúrgica. Cirurgias convencionais podem ter sangramento abundante, variando de 200 ml até 3.000 ml de sangramento ativo no intra-operatório. A cauterização da musculatura tem a finalidade de reduzir o sangramento mas pode causar dor e desconforto, bem como o uso dos afastadores retráteis podem aumentar a necrose muscular e a dor no pós operatório.

Após conseguir a exposição da coluna, os passos cirúrgicos são seguidos dependendo da finalidade da cirurgia. Pode-se realizar, através dessas técnicas, a fixação da coluna com materiais específicos (parafusos, barras, ganchos metálicos, fios metálicos) para reduzir a instabilidade, bloquear os movimentos da região operada e assim atingir o resultado desejado (artrodese da coluna ou apenas a estabilização temporária da mesma). A fixação da coluna sempre irá acarretar a perda de movimento no local operado, sendo pouco sintomático em cirurgias de poucos níveis e mais perceptível ao paciente quanto mais longa for a fixação. Outras opções de procedimentos realizados são a remoção de hérnias de disco, a descompressão do canal vertebral, a colocação de dispositivos intersomáticos (materiais que substituem o disco da coluna), correções das deformidades e o tratamento de tumores.

Após a cirurgia na coluna é esperado o paciente sentir dor no local ou até mesmo dor no trajeto do nervo manipulado (dor na perna, ou braço dependendo da cirurgia). Várias são as medidas utilizadas para auxiliar nesse período, como fisioterapia, uso de medicações analgésicas ou anti-inflamatórias, exercícios para a coluna, e em algumas situações o médico poderá solicitar o uso de órteses e coletes para a proteção da cirurgia ou mesmo alívio desses sintomas.

Independente da técnica que o cirurgião e pacientes optarem, o tratamento não acaba ao final da cirurgia. Hoje sabe-se que é necessário o engajamento do paciente (seguindo as orientações, conhecendo os processos cirúrgicos e informando periodicamente a equipe) para uma reabilitação pós cirúrgica plena, com as suas peculiaridades caso a caso.

Fonte:

• Rothman-Simeone: The Spine 6º edição